Montfort Nouvelles - Montfort Nouvelles

Aller au contenu

PORTUGAL: Reunião Anual 2013

Montfort Nouvelles
Publié par dans Portugal · 8 Février 2014
Tags: NUPOR128

[EN]  [FR]  [ES]    

Foi no passado dia 30 de Dezembro de 2013 que os Irmãos da Delegação Monfortina de Portugal, se reuniram na Casa de Fátima, para a tradicional Assembleia de Natal.
A Assembleia de Natal é um dos momentos em que os irmãos se reúnem para partilhar experiencias, se reencontrar e estreitar os laços fraternos próprios e característicos da nossa vida comunitária.
Estiveram presentes todos os Irmãos da Delegação à excepção dos Padres Luís Oliveira e Delfim, por se encontrarem ausentes em Missão, um no Brasil e outro no Canadá. Ao fim da tarde, o Padre Amílcar, agraciou-nos com a sua presença, pois partia para o Brasil nessa mesma noite.
Esteve presente nesta assembleia, como representante da Curia Geral, o Padre Luigi Gritti.
A assembleia começou com as boas vidas, dadas da parte do Padre Delegado, Padre Carlos Manso. Seguidamente rezara-se as Laudes.
Seguidamente, houve, uma intervenção do Padre Delegado, em alusão à exortação Apostólica “Evangelli Gaudium” do Papa Francisco e tomando este documento como um desafio para o anúncio do Evangelho, não apenas na perspectiva de olhar as propostas do Santo Padre, mas, e ao mesmo tempo, inserindo-as na especificidade da missão Monfortina.
Depois de uma breve pausa o Padre Luigi Gritti, tendo como base o texto das resoluções do Capítulo Geral, apresentou o projeto da congregação para a proteção das crianças e adultos vulneráveis. O Padre Luigi Gritti deu uma visão geral e internacional da situação, e informou-nos  das medidas a tomar, ma vez que identificamos a realidade desta questão nas comunidades às quais pertencemos, ou mesmo nas comunidades onde  desenvolvemos  a nossa atividade missionária
Depois do Almoço, a Tarde iniciou co a recitação da hora intermédia. Seguidamente, realizou-se uma intervenção do Padre Luís Martinho, que nos falou da experiencia e modelo das missões populares em Itália, das quais, ele mesmo, participou durante um ano. Deu-nos a conhecer a dinâmica e o movimento das missões populares e apresentou-nos caminhos para o seu desenvolvimento.
Depois de um curto intervalo, tivemos a intervenção do Padre Rui Valério, que em nome do concelho, nos deu a conhecer o programa de actividades para a Delegação.
Numa breve intervenção, o Padre Luís Ferreira, conselheiro e Ecónomo da delegação, apresentou a situação económica da delegação.
Depois de uma breve pausa, celebrou-se a Eucaristia e Vésperas, na nova e acolhedora capela da Casa de Fátima. A celebração foi presidida pelo Padre Luigi Gritti e participada por todos com viva fé e entusiasmo comunitário.

-José Antonio C. Torrejâo  S.M.M.


 


---------------------






Aucun commentaire

Retourner au contenu